|
Condomínio deve contratar consultor técnico ao recuperar fachada |
|
|
Recuperar a fachada do prédio é sem dúvida uma das maiores obras necessárias dentro do condomínio. E justamente por isso deve ser decidida com muito cuidado. De acordo com o diretor da Compacta Engenharia, Renato Nahas, empresa que atua em recuperação, remodelação e restauração de fachadas há 27 anos, é muito importante que o condomínio contrate um consultor técnico que seja especialista no tipo da fachada a ser recuperada. E na prestação de seu próprio serviço, diz ele, a Compacta também pode se encarregar de contratar esse profissional.
O papel desse consultor será emitir um laudo técnico especificando em detalhes o problema e a solução a ser adotada. O diretor da administradora de condomínios Artrax, João Luiz Annunciato, vai pelo mesmo caminho. A emissão do laudo é a providência que toma quando há o caso de algum cliente precisar de restauração na fachada do condomínio. O método de receber vários orçamentos sem ter o laudo como referência é ruim, porque vão aparecer valores muito diferentes e não há garantia de que o serviço seja bem feito, esclarece Annunciato.
No caso de ser uma repintura, por exemplo, a Artrax chama um fabricante de tintas para dar por escrito as instruções necessárias ao serviço. Em seguida, a equipe técnica da administradora retira as marcas comerciais dos produtos indicados e elabora o laudo técnico propriamente dito, que será levado então à assembléia de condôminos. Na assembléia, os participantes só precisarão decidir sobre preço e condições de pagamento, em cima de propostas de empresas, todas relacionadas ao serviço que está no laudo. Caso se trate de uma fachada com revestimento (cerâmico, granito, mármore, etc), é então chamado um fabricante do revestimento específico.
IMPORTANTE Considerando a obra em si, o diretor da Invescon Arquitetura & Construção (que presta serviços de recuperação), Carlos Marcelino, enfatiza que o fator mais importante nas restaurações das fachadas é sempre a preparação para o acabamento, ou seja, o hidrojateamento, os fundos e os impermeabilizantes, que serão fatores determinantes para a qualidade do serviço. |
|