|
Recuperação das Fachadas e Pintura do Edifício Mauá |
|
|
Recuperação das Fachadas e Pintura do Edifício Mauá Local: Araraquara - SP
19 andares com 76 apartamentos
Pintura externa da torre e áreas comuns do pavimento térreo 8.447,00 m2 (fachada externa da torre)
Etapas de serviços:
Antes do início dos serviços foram efetuadas vistorias com levantamentos técnicos fotográfico para emissão de Laudo de Engenharia, conforme abaixo descrito:
1. Detecção de umidade percolante na fachada (de dentro para fora) não oculta. 2. Apontamento fotográfico das principais fissuras e trincas da superfície externa da torre com as devidas qualificações e seu grau de incidência. 3. Avaliação do grau de absorção de água do reboco em função do estado atual da pintura 4. Análise de pontos de infiltração de água de chuva (de fora para dentro) 5. Análise do grau de impregnação e contaminação do reboco por agentes (fungos) 6. Análise da estabilidade do reboco externo da torre - detecção de desplacamento não oculto 7. Levantamento fotográfico da cobertura ( situação das telhas, rufos e calhas) 8. Levantamento, apontamento e análise de todas as patologias não ocultas inerentes à superfície externa do edifício e suas interações com a nova pintura a ser executada.
O Laudo de engenharia esteve a cargo do profissional Sérgio Martins Speranza Engenheiro Civil, registrado no CREA sob n.o 0601303517, perito especialista em patologias no âmbito da engenharia civil inerentes a revestimentos de edifícios de médio e grande porte. O referido laudo, depois de concluído, foi encaminhado ao sindico para a devida ciência junto ao corpo do conselho da administração do condomínio, sendo o mesmo assinado conjuntamente. Na data da assinatura de ciência do Laudo o autor Eng. Sérgio Martins Speranza esteve presente e prestou os devidos esclarecimentos técnicos sobre o assunto.
As possíveis patologias apontadas no Laudo, tais como, falhas de impermeabilizações, infiltrações, vícios construtivos, trincas provenientes de recalques de fundações, defeitos em telhas, calhas e rufos e outras deverão ser sanadas através da contratação de empresas especializadas para cada setor, sendo que essas contratações deverão ser feitas diretamente pelo condomínio que arcara com a totalidade dos custos envolvidos. Dependendo das necessidades e apontamentos do laudo esses serviços poderão ser efetuados em concomitância com os serviços de pintura ou de forma atemporal, após o término dos mesmos.
Etapas de serviços executados e acompanhados técnicamente:
a) – Execução de hidrojateamento na fachada do edifício para remoção de partes soltas de pintura antiga, remoção de placas soltas de emboço/reboco, partículas de poeira e limpeza das superfícies impregnadas por fungos.
b) – Aplicação de uma demão de fundo preparador de paredes (a base de água) na fachada com a finalidade de se proceder a maior adesão de partículas soltas do substrato e preparo da superfície para receber a nova camada de tinta acrílica a ser aplicada.
c) – Tratamento de trincas e fissuras existentes no edifício, bem como tratamento das partes soltas ou pulverulentas de emboço e emboço/reboco nas regiões onde forem detectados desplacamentos ou massa podre.
d) - Aplicação de duas demãos de Suvinil Suviflex
e) – Aplicação de uma demão de textura acrilica– 1.a linha (Suvinil).
Os serviços foram executados conforme especificações constantes do Laudo de Engenharia enquadrado no contrato de serviços firmados entre a empresa Ivone Soeli & Ferreira Araraquara Ltda. – EP (Pinturas Araraquara) e o Condomínio Residencial Mauá, observando sempre as normas técnicas vigentes durante a execução dos serviços de pintura.
Foram obedecidas todas as orientações técnicas do fabricante das tintas Suvinil - Basf – The Chemical Company, e conforme itens devidamente apresentados na planilha inicial de mão de obra fornecida pela Pinturas Araraquara - Ivone Soeli & Ferreira Araraquara Ltda – EP
|
|